10) O que é jejum?

É uma forma de demonstrar a Deus a nossa necessidade da sua ajuda, é uma forma de se humilhar a Deus (Ed 8:21). O jejum não pode ser usado para causar uma impressão de santidade pros outros (Mt 6:17,18). O jejum não é um regime, mas um rito seguido de consagração (oração e leitura da Bíblia). Quando uma pessoa jejua está abstendo-se da alimentação, que é tanto uma necessidade quanto um prazer. Pelo jejum obtemos as soluções e as bênçãos de Deus. O jejum disciplina o corpo tornando-o um instrumento útil para Deus, nos dando a vitória sobre os desejos da carne. É a maneira de sermos libertos de um pecado que nos assedia sem parar!


Pode-se jejuar pela nação (Joel 1:14) antes de tomar decisões de caráter espiritual como Jesus fez (Mt 4:2). Muitos fardos são aliviados (Is 58); avivamento vem depois do Jejum (Is 58:6); sabedoria é obtida pelo jejum (Dn 10); proteção de Deus pelo jejum (Rs 21:27,29); a cura vem pelo jejum (Sl 35:13).

Tipos de jejum: o jejum normal consiste em abster-se completamente de alimentos sólidos. O jejum típico da Bíblia não implica em não beber água! Quando Jesus jejuou 40 dias e 40 noites a Bíblia diz que Ele teve fome e não sede (Mt 4:2)! Ninguém agüentaria ficar sem água! O jejum completo é aquele sem alimento e sem água (Atos 9:9), é perigoso para a saúde e deve durar apenas 1 dia! O jejum parcial é abster-se de alguns alimentos, mas esse só dá certo se a pessoa for muito espiritual, pois se abster de Fanta Uva não o leva a se consagrar; no entanto, quem está sem comer se lembra mais fácil que tem que orar junto com o jejum e leva isso mais a sério. Envolve o arrependimento e a sondagem do coração. Em Isaías 58:3 o jejum é descrito como aflição da alma, isto é, tem que ter um objetivo espiritual. Ainda mais que quando fazemos jejum Satanás se levanta e a fome é potencializada! Defina sempre o tempo e a duração do jejum; não quebre o jejum com comidas pesadas, pois faz mal à saúde; e tente entregar o jejum dentro da própria igreja, em um culto especial ou, pelo menos, orando na presença de Deus!