17) O que é intercessão?

Intercessão significa “paga” (hebraico); vem da raiz de uma palavra que significa colidir com violência. Paga quer dizer entrar em contato com, contra, ir contra, ser violento, colocar-se entre, encontro com, suplicar, orar.


É colocar-se diante de Deus a favor do homem. É enxergar a necessidade da intervenção de Deus nas mais diversas situações. É ter a mente de Cristo a ponto de ver as circunstâncias como Cristo vê e unir-se a Ele em súplica para que Deus se mova e cumpra sua vontade na vida das pessoas.

Existem dois aspectos principais da intercessão: colocar-se diante de Deus firmado em suas promessas e enfrentar as forças opostas de Satanás, contra o reino das trevas, na autoridade do nome de Jesus. A Bíblia enfatiza a intercessão em Tiago 5:16: “Orai uns pelos outros”! A intercessão nos leva ao reino do espírito (visões sobrenaturais), nos torna parte de Deus. Transforma nosso espírito em lugar propício para o Espírito de Deus trazer à luz as promessas de Deus. Ela está sob a lei de semeadura e ceifa (vamos colher o que plantamos). Ela edifica a fé, alarga a visão. A intercessão é ser colaborador de Cristo, e servir a Deus na evangelização do mundo e orar o que está no coração de Deus. É colocar uma reivindicação na habilidade de Deus.