36) O que é a Páscoa?

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz foi para um sepulcro até à sua ressurreição!


Páscoa no V.T. significa pessach, passar por cima. Faraó não deixava o povo de Deus sair do Egito. Então o anjo do Senhor passou em cima das casas e matou cada filho primogênito onde não havia o sangue do Cordeiro (Êx 12:29). Tipifica Jesus que foi o Cordeiro que tirou o pecado do mundo e ressuscitou no domingo de Páscoa. Era uma antecipação figurativa da obra de Jesus na cruz.

A Páscoa significa libertação (Deus libertou o povo do Egito), a salvação da família (Faraó disse que eles poderiam ir, mas deveriam deixar os filhos. E o Cordeiro é para a família) e significa a morte de Cristo para nossa redenção.

Todos os costumes ligados à Páscoa vêm dos festivais pagãos da primavera, como a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade e os ovos pintados de cores brilhantes que representavam a luz solar e eram dados como presentes. A idéia do chocolate foi apenas de consumismo.