45) Como surgiu a homeopatia?

O termo homeopatia vem do grego “homoios-pathos” (sofrimento semelhante). É a doutrina que prega a cura de doenças pela administração de substâncias que aplicadas num indivíduo são, geram sofrimento semelhante ao do paciente. Por exemplo: a ingestão de café pode causar insônia; logo, se um paciente tem o problema da insônia, um remédio de café deveria curá-lo. Seu fundador foi Christian Hahnemann. Em 1775 estudava medicina e entrava na maçonaria. Se formou em 1779. A medicina naquela época era muito agressiva e precária. Um dos principais procedimentos terapêuticos era a sangria. Retirava de 1 a 2 litros de sangue do paciente para chegar a inconsciência e relaxar para ser medicado. Em 1779 George Washington teve uma dor de gargante. Tiraram 2 litros dele e ele morreu! Usavam até sanguessugas e muito purgante. Em 1810, ele publica sua principal obra, o livro Organon que possui toda a base da homeopatia, experimentada por ele próprio. Essa idéia de que o igual curava o igual era bem aceita pelo povo que gostava das coisas místicas. Se o álcool causa tantos distúrbios numa pessoa sã, porque é considerado inertes para os homeopatas? Pra que alterar o paciente com álcool?


A homeopatia prega que tanto a causa das doenças como o remédio são imateriais. Para conservar os remédios homeopáticos dizem que não se pode tocar no remédio pois ele perderia sua energia. Devem ser passados dos fracos para as tampas e diretamente para a boca, sem serem manuseados. A homeopatia diz que as doenças são alterações imateriais da vida, elas vêm do além. A homeopatia se baseia em idealismo e não em fundamentos científicos. Desde seu aparecimento, ao longo dos seus 150 anos, não acrescentou nada na medicina.

Uma condenação bem irracional dos homeopatas à medicina científica é que falam que as vacinas podem alterar a energia vital, a ponto de causarem tumores. As grandes epidemias foram curadas pela medicina científica, com os antibióticos, vacinas e soros. Os grandes homeopatas americanos do século passado eram seguidores de Swedemborg (astrólogo e precursor do espiritismo) e a indústria farmacêutica da época pertenciam à seita deste homem. No Brasil em 1972 no XII Congresso de Homeopatia os espíritas e os homeopatas fizeram uma aliança.

A homeopatia é uma concepção esotérica aplicada à arte de curar. A homeopatia está para a medicina como a numerologia para a matemática, a astrologia para a astronomia, a alquimia para a química, etc...