40) E a tatuagem?

A palavra tatuagem origina-se do inglês tattoo. No Taiti, segundo tradição local, a prática da tatuagem seria de origem divina. Durante o período obscuro ela teria sido inventada pelos dois filhos do deus távora mata mata arahu (aquele que imprime com carvão de madeira) e aquele que reside no céu obscuro (os que faziam parte do grupo de artesões). Esses irmãos inventaram a tatuagem e relacionaram a arte com um motivo chamado “tao maro”, com o intuito de seduzir e tirar a virgindade de uma mulher que era vigiada pela mãe. Louca para ser tatuada, a moça engana a mãe e é tatuada. Naquele lugar antes de se iniciar uma tatuagem os antepassados são invocados para a marca ser perfeita e cicatrizar rápido. Aí que está o perigo, pois não só os desenhos podem ser consagrados mas os tatuadores podem ter aliança com o mal. Hoje o quadro pode se reverter com a conversão dos tatuadores.


Entre os yakusas (máfia japonesa) é um símbolo de status e posição social. Entre outros povos é usada como rito de fertilidade, afastar doenças, invejas, etc. Hoje está sendo bem usada para declaração de amor. E, graças à tecnologia, da mesma forma que o amor do mundo passa eles apagam as tatuagens, enquanto muitos cristãos estão tatuando declarações de amor a Jesus Cristo.

Em Levítico 19:28: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne, nem fareis marca nenhuma sobre vós”. Esse versículo fala do padrão de santidade exigido na lei, onde marcar o corpo em homenagem a alguém que tinha morrido era considerado algo abominável diante de Deus. E a prática sacrificial tinha aspectos espirituais envolvidos, como o derramamento de sangue ao se tatuar. Mas no versículo anterior (v.27) fala para eles não cortarem o cabelo chanel e nem fazer a barba, pois se fizessem isso estariam imitando o costume dos povos ímpios. Isso sim tinha a ver com o aspecto cultural.

Que a tatuagem é moda é fato e os jovens vêm do jeito que estão a Cristo, nem todos têm dinheiro para apagar desenhos macabros. Então deve orar e consagrar a Deus sua vida, anulando o efeito do desenho em sua vida. O que é inadmissível é alguém que já conhece a palavra e tatua dragão, fada, duende e desenhos que a pessoa não sabe nem o que é. É importante destacar também nesse caso a obediência aos pais que é o primeiro mandamento com promessa. Se os pais não autorizaram não tem que tatuar nada. E também não deve se esquecer que com a idade a pele fica flácida ou engorda e o leão pode virar um gato mucho.

Como é algo para a vida inteira, não se pode fazer isso por impulso. Uma coisa é um cara que veio do mundo todo tatuado, estiloso, e outra coisa é uma menina que acabou de sair da adolescência, nem sabe o que quer, talvez até patricinha, imitar o grandão ou a maluca tatuada só pra entrar na turminha da igreja tatuada!

Tem que ter bom senso e orar antes de qualquer decisão. A melhor coisa é pedir a opinião do seu pastor, pois envolve muita coisa e cada caso é um caso...