58) Sou solteira(o) e quero namorar. E aí?

Você deve entender seu posicionamento que na igreja é diferente. Não devem chegar xavecando e sim fazendo amizades, conversando e procurando afinidades, aquelas pessoas com a mesma faixa etária (ou não tão distante disso), com a mesma cabeça. Normalmente as pessoas com o mesmo nível cultural se dão melhor e arrumam menos encrenca. Procure aqueles que têm o mesmo nível espiritual, os mesmos interesses, praticam os mesmos esportes, gostam dos mesmos lugares. Imagine um surfista querendo surfar e a fazendeira querendo ir pro rodeio? É por isso que existe essa primeira fase do conhecimento. As mulheres têm que entender que é muito mais romântico o cara chegar nelas do que elas correrem o risco de tomarem um fora. Para isso existe o texto de Gn 24 contando a história de Rebeca: Deus tinha prometido a Abraão uma grande nação. Ele já velho pediu para o empregado dele procurar uma esposa para seu filho Isaque, para que não se casasse com uma estrangeira. O empregado perto de um poço de água disse para Deus: “Aquela que me der de beber e oferecer água para os camelos será a noiva de Isaque”. Ele nem acabou de falar ela se aproximou com o cântaro vazio, deu de beber pros camelos, convidou o cara para ficar em sua casa, enfim, era ela mesma a mulher escolhida. A Bíblia diz que assim que se viram, Isaque e Rebeca perceberam que se amavam. Vou usar esse texto para mostrar que não se pode e nem se deve apenas espiritualizar um namoro, mas se não existir um sinal de Deus em você, nunca terá certeza que é a pessoa da sua vida.


a) Rebeca foi escolhida, não fez nada. Obviamente, orava!

b) Estava com o cântaro (vaso) vazio. Seu coração precisa estar vazio, sem nenhum trauma, sem más lembranças, sem ninguém. Por isso que às vezes é melhor chegar na igreja e ser tratado por Deus; dá um tempo para você conhecer a Deus. Depois seu novo homem é posteriormente outra pessoa. Não tenha pressa!

c) Houve uma intervenção divina na escolha da esposa. É por isso que quando você encontra alguém especial não deve namorar logo de cara, mas deve ter um tempo de oração, esperando os sinais, isto é, a confirmação de Deus de que essa é a pessoa certa. Para isso sempre procure a ajuda de um pastor para te ajudar a determinar os passos certos nesse início de relacionamento.